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Jul

Um empresário questiona-se permanentemente acerca das formas mais eficazes de aumentar a rentabilidade do seu negócio.

Apesar do processo de obtenção de rentabilidade poder ser demorado no tempo e de ser mais difícil de ser bem sucedido nas actuais circunstâncias macroeconómicas, os seus fundamentos são relativamente simples, pois a obtenção de rentabilidade num negócio é baseada na conjugação de 3 factores. Procurarei aqui explicitá-los da forma mais sucinta possível, nas secções A e B.

 

A – DEFINIÇÕES:

1º Existe uma fórmula matemática simples para calcular o valor das vendas mínimo (Ponto Crítico das Vendas, ou PCV) que nos permite obter rentabilidade líquida igual ou superior a zero, isto é, rentabilidade líquida não negativa. A fórmula é a seguinte:

PCV = Gastos Fixos / % Margem Bruta das Vendas

2º O valor obtido para o PCV é referente ao mesmo período de tempo que o período de tempo que abarca o valor que considerarmos para o dos Gastos Fixos, isto é, se colocarmos na fórmula os Gastos Fixos de 12 meses, o PCV obtido será também referente a 12 meses;

3º A % Margem Bruta das Vendas é calculada pela seguinte fórmula: ( Preço de Venda – Preço de Compra ) / Preço de Venda; no entanto, dada a normal variabilidade das margens praticadas nos diversos produtos vendidos por uma empresa, podemos calcular a % Margem Bruta das Vendas pela seguinte fórmula alternativa, cujos dados devem ser recolhidos na contabilidade da empresa: ( Valor das Vendas Anual – Custo das Existências Vendidas e Consumidas ) / Valor das Vendas Anual;

4º Os Gastos Fixos são aqueles que a empresa/negócio suporta e que são pouco sensíveis à quantidade de vendas que realiza: são exemplo disso as Amortizações e Depreciações, os Gastos com o Pessoal e as Despesas Gerais de Funcionamento como por exemplo a energia, telecomunicações, e seguros.;

5º PCV = Quantidade de Vendas X Preço Unitário de Venda.

 

B – FONTES DE AUMENTO DA RENTABILIDADE

Pela fórmula acima descrita podemos facilmente constatar que existem 3 formas independentes de aumentar a rentabilidade de um negócio (3 fontes de rentabilidade):

1ª Redução dos Gastos Fixos, pois dessa forma o Valor das Vendas que a empresa já obtém, mantendo-se a Margem Bruta das Vendas (em %) traduz-se em maior lucro ou pelo menos menor prejuízo;

2ª Aumento da Margem Bruta das Vendas (em %), pois dessa forma o Valor das Vendas que a empresa já obtém, mantendo-se o valor dos Gastos Fixos traduz-se em maior lucro ou pelo menos em menor prejuízo; o aumento da Margem Bruta das Vendas pode ser feito por 3 vias: aumento do preço de venda, redução do preço de compra, ou pela conjugação das duas últimas;

3ª Aumento da Quantidade de Produtos Vendidos, pois dessa forma mesmo com o mesmo nível de Gastos Fixos e com a mesma Margem Bruta das Vendas (em %), obter-se-á mais lucro ou pelo menos menor prejuízo;

 

Miguel Matos
CEO APAMM

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