Ricardo Freitas
Sistemas de Informação, Preservação Digital
Ricardo André Pereira Freitas, terminou em 2013 o seu Doutoramento em Informática na Universidade do Minho onde prestou provas de defesa da tese intitulada “Relational Databases Digital Preservation” (doutoramento integrado no Programa Doutoral (MAP-i)).
Em 2008, concluiu a sua tese de Mestrado na Escola de Engenharia da Universidade do Minho onde prestou provas de defesa da tese intitulada “Preservação Digital de Bases de Dados Relacionais”.
Efetuou a sua Licenciatura em Engenharia Electrónica e Informática na Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão (atual Universidade Lusíada – Norte), a qual terminou em 2002. Desde logo foi convidado para colaborar com o centro de informática da Universidade Lusíada no desenvolvimento de sistemas informáticos.
Membro integrado do Centro Lusíada de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Gestão Industrial (CLEGI).
Atualmente leciona unidades curriculares na Licenciatura e Mestrado de Engenharia Electrónica e Informática. É também vasta a formação que lecionou no âmbito de vários cursos de Formação Profissional e de Especialização Tecnológica no domínio da Informática e Sistemas de Informação.
Desenvolve atividades de consultadoria informática tendo lançado o projeto RUDIS.PT muito recentemente.