full
image
#666666
http://www.apamm.pt/wp-content/themes/Apamm/
http://www.apamm.pt/
#00263d
style2

Análise SWOT

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Insira o seu email e receba um Simulador Matriz SWOT
Insira o seu email e receba um Simulador Matriz SWOT

A análise SWOT é um instrumento precioso para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial.
Para além disso, a análise SWOT é um sistema simples de avaliação da posição estratégica de uma organização no seu ambiente. É creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford, nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

 

Esta análise permite:

 

  • Efetuar uma síntese das análises internas e externas;
  • Identificar os elementos chave para a gestão da organização, permitindo estabelecer prioridades de atuação;
  • Preparar opções estratégicas – a análise SWOT permite ver claramente quais os riscos a ter em conta e quais os problemas a resolver, assim como as vantagens e as oportunidades a potenciar e explorar;
  • Constituir um elemento fundamental para fazer a previsão de vendas e gastos em articulação com as condições do mercado e com as capacidades da organização.

 

Metodologia de trabalho APAMM

 

Em sessões de “brainstorming” com os gestores da organização, e com base na recolha de elementos no mercado, a APAMM apoia os gestores da organização a:

  1. Reunir todos os fatores externos de influência para o negócio: em torno de dois grupos homogéneos de oportunidades e ameaças;
  2. Distinguir as oportunidades das ameaças;
  3. Reunir todos os fatores internos de influência para o negócio: em torno de dois grupos homogéneos de forças e fraquezas;
  4. Distinguir as forças das fraquezas.

 

Após a identificação e classificação dos fatores externos e internos influenciadores do negócio da organização, a APAMM apoia os gestores da mesma na construção da análise SWOT, seguindo os seguintes passos:

 

  1. Identificação de qual o impacto que estes fatores têm no negócio;
  2. Identificação de qual a tendência futura que estes fatores têm no negócio;
  3. Construção do mapa da SWOT e a sua análise;
  4. Relatório de conclusões.
default
A carregar...
link
#ffffff
off
fadeInUp
loading
#ffffff
off